domingo, 9 de abril de 2017

O QUE É URUSEI YATSURA?

Urusei Yatsura foi um mangá semanal muito popular, compilado em 34 volumes ao longo de 9 anos e se tornou um dos animes de comédia mais influente do Japão.  A transmissão foi de 1981 a 1986, tendo um total de 195 episódios para TV, 6 filmes e 9 OVA. No Japão foi e ainda é considerado como um dos mais amados animes de todos os tempos. Até hoje ainda tem reprises por todo Japão e o mangá ainda gera vendas estáveis. Mesmo o Japão sendo um país com inúmeras opções de animes, Urusei ainda consegue ser desfrutado até hoje por velhos e novos fãs.

Urusei Yatsura foi criado pela famosa mangaká Rumiko Takahashi e lançado semanalmente pela Weekly Shonen Sunday. É provavelmente uma das séries mais bizarras que foi produzida no Japão. Como a maioria dos mangá da Rumiko, é uma série que mistura comédia com muitas situações ridículas, trocadilhos sem noção e uma marca única de drama. Rumiko criou outros sucessos após Urusei como Maison Ikkoku, Ranma ½, Inuyasha e o mais recente Kyokai no Rinne.  Urusei Yatsura foi o primeiro grande sucesso da autora e, consequentemente, seu trabalho mais lúdico e criativo. 

A História de Urusei Yatsura gira em torno dá relação tempestuosa entre dois personagens principais: Ataru Moroboshi, que é possivelmente o idiota mais infiel, sem sorte e lascivo em todo universo... E Lum, uma bela alienígena que anda vestida com um biquíni de pele de tigre, ciumenta e com poderes elétricos que dá medo em qualquer um e que se apaixona perdidamente por ele.  A série narra as desventuras desses dois adolescentes teimosos, juntamente com uma verdadeira comitiva de personagens super estranhos.  No elenco de apoio temos o garoto mais rico do planeta, uma estudante sobre-humana, um bebê que cospe fogo, uma sacerdotisa poderosa que trabalha como enfermeira da escola de Ataru, uma Alien com dupla personalidade e completamente psicótica, Uma artista marcial, uma motoqueira do espaço, a Rainha de Netuno, um monge sem noção, um gato fantasma gigante e centenas de outras personalidades lunáticas. Seja ele alien, ser humano ou sobre humano, existe uma série infinita de seres estranhos na cidade de Tomoboki.

A série inclui muitas paródias do gênero de ficção científica. Mas mais do que apenas ficção científica, Urusei Yatsura zomba de tudo e todos, desde clichês de filmes a pessoas importantes no Japão. Um caldeirão com triângulos amorosos, fantasia, mitologia japonesa e chinesa, vida escolar, cultura pop e muito mais. É o tipo de show onde literalmente qualquer coisa acontece, podendo assim agradar a todos. O anime sofre uma mudança dramática ao longo do tempo, começando como uma animação bem simples que vai lentamente se tornando uma obra de nível incomparável com qualquer programa de TV da época. Um anime bobo e caprichoso, mas ao mesmo tempo tem seu próprio nível de sofisticação.

Aqui pelo ocidente ele chegou a diversos países, inclusive no Brasil com o nome de Turma do Barulho. Em 1990 o programa imagens do Japão, transmitido pela TVE, exibiu um especial em vista do aniversário da imigração japonesa que se comemorava. Dentro desse especial, foram exibidos durante 4 domingos os animes Lensman e a Turma do Barulho. Poucas pessoas ficaram sabendo disso, já que na época os tokusatsus estavam em alta. Até onde se sabe o anime só foi exibido nessa única vez. A única fita VHS lançado no país a quase 20 anos, é um objeto raro de ser encontrado. A dublagem ficou a cargo do desconhecido estúdio Pré-estreia que além de Urusei Yatsura, também dublou Vampire Hunter D. No elenco, a dubladora Cecília Lemes fez a voz da Lum e o dublador Orlando Vigiani fez o Ataru. Já o pai da Lum, foi dublado por Mário Vilela. A direção de dublagem ficou a cargo de Nelson Machado.



Mas afinal, por que Turma do Barulho?

O título original da série (うる星やつら), é na realidade uma paranomásia cuja tradução significa algo "A Turma da Estrela Uru". O termo "urusei" (うるせい, Estrela Uru) apresenta-se como um trocadilho da palavra "urusai" ("barulhento", "odioso" ou "cale-se") sendo assim, a tradução pode ser "A Turma da Estrela Uru" ou "A Turma do Barulho". A segunda palavra que compõe o título, "yatsura" (奴ら) é o plural do pronome informal yatsu (), que quer dizer"aquela(s) pessoa(s)" ou ainda "turma". "Uru" (うる) refere-se ao nome do planeta natal de Lum e finalmente "sei" (), que significa "estrela" ou "planeta".

Em Portugal a série passou na SIC, e posteriormente no canal pago SIC Radical, em 2004, porém a emissão continuou em ambos os canais. O anime foi exibido do princípio ao fim, incluindo os filmes, e até algumas das OVAS, acabando por volta de Fevereiro de 2005, dando mais espaço ao anime Dragon Ball Z. Alguns filmes e OVAS não passaram, como por exemplo a OVA "Inaba, the Dream Maker". Embora na SIC passasse às 3 e mais tarde às 4 da manhã, na SIC Radical ganhou um horário bom, passando à hora de almoço e ao final da tarde. Na SIC o anime acabou mais tarde, mas a ordem dos episódios não era respeitada.

Nos estados unidos a série chegou pela Viz Comics, usando o título “O Retorno de Lum*Urusei Yatsura” Quanto ao anime foi lançado gradualmente pela AnimEigo.










Nenhum comentário:

Postar um comentário