terça-feira, 30 de maio de 2017

URUSEI YATSURA CAPÍTULO 1 REVIEW



Em 1978 Rumiko iniciava sua jornada para se tornar uma das mais influentes mangaka do Japão. No primeiro capítulo já temos a apresentação do casal de protagonistas, algo que se tornaria padrão em obras da Rumiko, independente do tema, sempre tem um casal, há exceções, mais são poucas. 

Shinobu nervosa ao pegar Ataru te traindo.
Primeiro temos Ataru Moroboshi, um jovem lascivo e idiota, que só pensa em comer, dormi e dar em cima de inúmeras gatinhas. 

Temos também Shinobu Miyake, uma jovam doce e gentil que é namorada de Ataru. Porém também possui um temperamento muito forte, e não pensa duas vezes em bater ou arranhar Ataru quando pega ele a traindo.

Durante mais um de seus dias convencionais, Ataru é pego de surpresa quando um Alien que se parece muito com um Oni, pra quem não sabe o que é Oni, Oni é uma criatura mitológica japonesa. O termo Oni seria equivalente a um "demônio" ou um "ogro" 

Ataru é avisado que precisa enfrentar os invasores, pois foi o escolhido para defender a terra da invasão. Ataru nega sem pensar duas vezes. Mas ele não tem escolha, caso não os enfrente eles irão invadir a terra e Ataru seria odiado pelo resto de sua vida, podendo até mesmo ser isolado da sociedade. Até que... 

Ataru surpreso ao ver Lum voando.
Uma bela garota filha do invasor Lum aparece e diz que vai ser a adversária dele em uma partida de pega-pega. Ataru com a sua personalidade, logo muda de ideia e percebe que em uma partida de pega-pega, pode literalmente pegar em partes importantes da beldade, enquanto tenta tocar os chifres da Lum. Só que nada acontece da maneira que ele esperava. 

Lum voa durante a partida e torna impossível Ataru conseguir pegar nela. O Frustando e deixando toda população revoltada com a ingenuidade dele. 

Ataru acaba conseguindo tocar em Lum e arrancar seu sutiã, agora o jogo vira e Ataru tem uma isca para pegar Lum. 

O ultimo dia está preste a chegar e mesmo com essa vantagem, Ataru continua tendo problemas para pegar nos chifres de Lum. Até que Shinobu diz que caso ele vença, ela irá casar com ele. Ataru determinado a casar e fazer coisas que casados fazem, vai 100% determinado e vence facilmente Lum usando o seu sutiã como isca. E ele consegue, porém durante toda a disputa, Ataru começa a gritar que quer casar e ao pegar nos chifres de Lum, ele repete que quer se casar. Lum interpreta que seja com ela e aceita o pedido dele. Causando um mal entendido que iria virar de cabeça pra baixo a vida pacifica do azarado Ataru.
Ataru finalmente pega o Chifre da Lum.


CURIOSIDADES DO CAPÍTULO

Ataru assustado.


Quando Ataru encontra o pai da Lum, ele joga grãos de soja torrados, para o expulsar de sua residência. Isso é uma tradição do Setsubun no Hi. Basicamente se resume a um festival para expulsar maus espíritos. O Setsubun é comemorado no dia 3 de fevereiro e nesse dia, toda criança no Japão tem que expulsar o demônio para fora de sua casa uma vez por ano. Os japoneses acreditam tradicionalmente que o mundo espiritual é mais próximo ao nosso mundo neste dia. Como resultado, acredita-se que coisas estranhas podem acontecer, como demônios aparecendo ( má sorte ou doenças). Uma das partes divertidas deste festival é uma tradição chamada Mamemaki, literalmente “arremesso de soja.”


Ataru com a sua vestimenta de corrida padrão da série.


Para a maioria das línguas orientais, o número 4 é um número de Azar. Pois a pronúncia do 4 é similar a palavra Morte. 

Também é afirmado que Ataru nasceu em uma sexta feira 13 junto com diversos acontecimentos que atraem o Azar. 

O seu nome completo de Ataru pode ser traduzido em algo como "Ser golpeado por uma estrela" o que pode ser visto também como uma referência a sua relação com Lum. Uma benção e uma maldição, o amor de Lum por Ataru é como ser atingido por uma estrela cadente. 

Com tudo isso em um único capitulo, sabemos o que esperar em relação ao que vai se tornar a vida de Ataru no decorrer da série. 

Multidão vai a loucura com o "pedido" de casamento.

Quanto ao "pedido" de casamento de Ataru para Lum, existe também uma referência por trás dele. É dito que se pegar no cifre de um Oni, você pode ter um desejo realizado. Como o desejo do Ataru era se casar, ele teve seu desejo realizado.  


DIFERENÇAS ENTRE O ANIME E MANGÁ. 


O capítulo foi adaptado em 1981 na primeira parte do primeiro episódio. No inicio da série, cada episódio adaptava duas histórias. 

Não tem tantas diferenças, a maior diferença é que cortam a parte onde Ataru fica uns dias com o sutiã da Lum, fazendo ela ficar com a mão sobre o peitos por alguns dias também. 

No anime nessa parte é mostrado Ataru e suas tentativas de pegar a Lum, coisa que no mangá foi resumida. Percebemos também que colocaram o Ataru tentando pegar Lum de uma forma bem parecida com desenhos aqui do ocidente, como pica-pau, tom e jerry e etc. 


E na parte final, onde ele ao invés de chamar a atenção da Lum com o sutiã que ele já em em mãos, ele pega somente nessa parte e de outra forma. 



Então é isso. Gostaram?! Não esqueça de comentar. Já peço antecipadamente desculpas caso encontrem algum erro. Faço esse tipo de matéria no meu tempo livre e que não é muito. 

Até a próxima. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário